Trecho da BR-369 tem obras de duplicação antecipadas

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa, assinou nesta sexta-feira (23), junto com o governador do Estado Beto Richa, a ordem de serviço que permite que as obras de duplicação da BR-369, no trecho entre Jataizinho e Cornélio Procópio, sejam iniciadas. Em torno de R$ 226, 7 milhões serão investidos em 34, 3 quilômetros da rodovia.
A duplicação, que estava prevista para ser feita em 2021, foi antecipada sem aumentar a tarifa de pedágio. Para isto, houve um acordo entre a Econorte e o Governo do Estado que assumiu a construção do Contorno Norte de Londrina, que constava no cronograma de obras da concessionária para 2021. A Econorte doou os projetos dos três lotes para o Departamento de Estradas de Rodagem DER-PR, que assumiu a responsabilidade pela obra.
Segundo o governador Richa, outras importantes obras acontecem em todo o Estado. “Temos o maior programa de infraestrutura e transporte que o Paraná já viu. O impacto vai ser muito grande para a região. Toda obra de infraestrutura deste porte contribui com o desenvolvimento mais vigoroso dos municípios”, disse.
Para o deputado Romanelli, a duplicação tem grande valor para o estado.  “Hoje é um dia muito importante para a região Norte do Paraná. Esta duplicação é esperada pelos moradores há muito tempo. E com trabalho, empenho e, principalmente, responsabilidade, conseguimos antecipar as obras”, afirmou Romanelli.
Ainda de acordo com o líder, o trecho é um dos mais importantes para a economia do estado. “Esse pedaço é utilizado para o escoamento da produção agrícola e um dos principais acessos da região ao estado de São Paulo”, disse.
 Deslocamento - Além da pista dupla, também serão construídas quatro novas pontes, quatro viadutos, dez retornos em nível e quatro correções geométricas de curvas, resolvendo os problemas das famosas “curva da telha” e “curva do bode”, que ficarão mais suaves. Haverá, ainda, a detonação de rochas em alguns segmentos.
O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, disse que a obra vai contribuir com o deslocamento dos moradores do Norte e do Norte Pioneiro do Estado. “Há muitos anos a população que utiliza a rodovia pede por esta obra. O Governo do Estado entendeu que ela é importante para o Paraná”, disse. “Todos os municípios da nossa região se socorrem em Londrina em casos de urgência. A duplicação vai facilitar este acesso e pode até salvar vidas”, destacou.
Hannouche agradeceu a parceria de trabalho que tem com o deputado. “Romanelli tem grande parte nesta conquista, pois ele lutou e articulou para que esta antecipação aconteça”, lembrou.
Início - A obra terá início na região de Cornélio Procópio, mas ao longo dos 34 quilômetros outras equipes farão trabalhos preliminares de limpeza, topografia e serviços de terraplenagem, além da adequação dos acessos já existentes e da sinalização e dos pontos de parada de ônibus. A Econorte estima que a obra vai gerar cerca de 600 empregos diretos.
Para antecipar a duplicação da BR-369 sem aumentar a tarifa de pedágio, o Governo do Estado assumiu a construção do Contorno Norte de Londrina, que constava no cronograma de obras da concessionária para 2021. A Econorte doou os projetos dos três lotes para o Departamento de Estradas de Rodagem DER-PR, que assumiu a responsabilidade pela obra.


Comentários